Escola Técnica


ETERJ

Programa
Educacional
Ano
2018
Área
5.000 m²
Status
em construção

A ETERJ, ou Escola Técnica do Rio de Janeiro, é uma escola técnica particular tradicional do bairro de Santíssimo, subúrbio carioca localizado entre Campo Grande e Bangu. Fomos contratados para expandir a capacidade da escola de forma a abrigar mais 18 salas de aula, midiateca, auditório e garagem.

Santíssimo fica numa das regiões mais quentes do município do rio de Janeiro e possui um orçamento limitado se comparado à escolas particulares tradicionais. Por esses motivos, fizemos grande uso de elementos para proteção solar com materias simples e baratos. Foram usados elementos cerâmicos vazados, ou cobogós, chapas expandidas de aço galvanizado e ripados simples de materiais compostos com acabamento melamínico.

O novo prédio em forma de “L” cria um pátio interno arborizado junto à construção antiga e mostra para a rua o auditório e a mediateca, símbolos da vontade da escola de criar instalações mais confortáveis e adequadas ao século 21. Esperamos que a escola venha a requalificar o espaço urbano da região e ser motivo de orgulho para seus usuários, tão carentes de cuidados.

galeria