Categoria


Cultural

Museu Marítimo do Brasil – Texto

Foyer de acesso Esse grande espaço de entrada cumpre diversas funções dentro do museu. Articula, como um hall de acesso, os diversos usos em seu perímetro, como a sala de exposição da Galeota, auditório, loja, café, bilheteria, Galeria Temporária e a circulação de acesso à sala multiuso, restaurante, área educativa (e equipamentos de apoio) e..

Museu Marítimo do Brasil

Observador privilegiado da história Por sua localização, o novo Museu Marítimo surge com uma grande responsabilidade histórica com a cidade do Rio de Janeiro. A Doca da Alfândega, parte integrante da área do futuro Museu, é testemunha ocular dos grandes acontecimentos urbanos do século XIX, XX e XXI ocorridos na cidade. Desde antes de sua..

Nutre

Quando projetamos os edifícios que abrigarão a sede do NUTRE (Nucleo de Tratamento e Recuperação de Ecossistemas), pensamos nos princípios eco-sustentáveis que seriam a razão de ser do projeto, e de que forma isto seria transmitido através da arquitetura. Utilizar os princípios de correta localização em relação ao sol e aos ventos, materiais e equipamentos..

Firjan

Esse projeto é resultado de um concurso nacional de arquitetura feito para a FIRJAN ( Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e ficou em segundo lugar. Trata-se de um centro cultural e administrativo para essa instituição, no tradicional e histórico bairro de Botafogo, em terreno adjacente ao palacete Lineu de Paula Machado,..

Muma

Concebemos o Museu como uma estrutura viva e regulável tal qual a de uma célula. O prédio é dividido em três níveis de exposição e um terraço com café/pérgola/belvedere capaz de receber também eventos e recepções. Adotamos o conceito de museu aberto/museu fechado. O museu fechado é definido por superfícies curvas de vidro, e planos..